segunda-feira, 11 de julho de 2011

A IGREJA NA GUERRA ESPIRITUAL.

“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecei inabaláveis”. (Efésios cap.6 vers.12,13).

O Novo Testamento nos apresenta diversos quadros relativos à Igreja. Na passagem bíblica de Efésios citada acima no começo desta matéria, nos apresenta uma referência de 4 níveis de autoridade do reino das trevas. Desta forma podemos entender verdadeiramente contra quem estamos guerreando.

1) PRINCIPADOS: (no grego, significa espíritos governantes, magistrados, poderes, começo, sendo que começo neste caso se refere ao tempo ou ordem). Principados são espíritos demoníacos poderosos da mais alta hierarquia (primeiro escalão), recebendo ordens diretamente de Satanás, dominando e operando nos lugares celestiais. São chamados de príncipes.

“E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino de Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder”. (1 Coríntios cap.15 vers.24).

2) POTESTADES: São autoridades que permitem ou impédem, poder delegado. As potestades têm poderes executivos, recebendo autoridade e poder delegado pelos principados. refere-se à todas as autoridades e poderes malignos, que se opõem a Jesus Cristo e a Igreja.

“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. (Colossenses cap.2 vers.15).

3) PRÍNCIPES DO MUNDO DAS TREVAS: São responsáveis pela luta contra a verdadeira luz e levam o povo às trevas, cegando-lhes os olhos e enviando trevas às almas dos homens. Quando oramos por pessoas que estão dominadas pela cegueira de Satanás e por pessoas que estão em religiões pagãs estamos guerreando contra este tipo de inimigo. Estes governadores mundiais governam sobre nações através do seu poder de cegar a mente dos homens. Exercem também autoridade sobre diferentes sistemas de governos do mundo.

“Pois certos indivíduos se introduziam com dissimulação, os quais, deste muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”. (Judas cap.1 vers.4).

4) HOSTES ESPIRITUAIS DA INIQUIDADE NAS REGIÕES CELESTES: (no grego, vem da raiz da palavra "pneuma", que significa "espírito" e "poneria", que significa "iniqüidade", "depravação", "maligno", "atividade de natureza má"). Estas forças oprimem a humanidade, tentando levá-la ao desespero e caos total. O medo, a angústia e os suicídios são resultantes destas forças espirituais malignas.

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o infermo, e o Senhor o levantará; e, se ouver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados”. (Tiago cap.5 vers.13,14,15,16).

A BASE DA NOSSA VITÓRIA.

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e quen constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. (Colossenses cap.2 vers.14,15).

Como podemos vencer toda esta estrutura hierárquica de forças malignas ??? Temos que nos manter firmes na vitória conquistada por Cristo na cruz. Em encontramos a chave para vencermos na guerra espiritual: Jesus derrotou a Satanás e a todos os principados malignos. A culpa nos afasta de vivermos esta experiência de vitória e sendo assim, seremos derrotados. Jesus despojou os principados e potestades, os exibindo publicamente e deles triunfando na cruz. Triunfar não é ganhar uma batalha, trata-se da celebração de uma batalha que já foi ganha. A Bíblia declara que Deus, em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar o cheiro do seu conhecimento.


O PORQUE DA GUERRA ???

Satanás tem buscado adoração. O homem é o canal de adoração: ao Deus único e verdadeiro ou a Satanás. As pessoas que não conhecem a Cristo, são como jóias nas mãos do Diabo, e ele não quer perder estas vidas.

Quando estudamos sobre as guerras na Bíblia, podemos perceber que sempre havia um propósito definido: saque e conquista de território.

“Tirou Davi a coroa da cabeça do seu rei e verificou que tinha o peso de um talento de ouro e que havia nela pedras preciosas; e foi posta na cabeça de Davi; e da cidade levou mui grande despojo”. (1 Crônicas cap.20 vers.2).

Guerra espiritual não é um fim em si mesma, porém um meio para alcançar um grande objetivo: despojo. Existe vidas que precisam ser tomadas e levadas para o Reino de Deus.

Estamos vivendo dias proféticos e apostólicos. E uma igreja que está movendo em uma atmosfera apostólica, ela reconhece que é parte do exército de Deus com um supremo chamado de reconquistar todo o território que foi invadido pelo inimigo. O perímetro de ação do inimigo vai ser diminuído e o perímetro de ação do governo de Deus será ampliado. Esta igreja vai manifestar de maneira profética demonstrativa a vitória que foi conquistada por Cristo na cruz. Aleluia, nesta guerra somos vitoriosos juntamente com Cristo !!!

QUE DEUS TE ABENÇOE...

Autor desconhecido