segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Honra dos Perseguidos


Autor Anônimo

"Bem-aventurados sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozija-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos Céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós." (Mateus cap.5 vers.11 e 12). Estes dois versos não formam uma nova bem-aventurança. São, porém, complemento e comentário sobre a oitava bem-aventurança. Como tal, há várias coisas que devemos observar nos versos 11 e 12. A primeira delas é que através do curso da história, os profetas de Deus têm sido perseguidos.

Na verdade, no Antigo Testamento eram os falsos profetas, e não os verdadeiros, que eram geralmente bem aceitos pelo povo, pelas autoridades políticas e freqüentemente pelos líderes religiosos também. Isso acontecia porque eles traziam mensagens suaves e agradáveis. Como Deus disse a Ezequiel: "[Eles] andam enganando Meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz." (Ezequiel cap.13 vers.10,). As pessoas preferem ouvir coisas suaves do que o chamado de Deus para o arrependimento e reforma. Foi esse chamado direto que trouxe rejeição e perseguição aos mensageiros de Deus através dos tempos. A galeria de honra dos perseguidos está repleta de nomes de pessoas que seguiram a Deus através dos séculos. Abel foi perseguido por Caim porque ofereceu 'uma oferta mais agradável'. Noé foi ridicularizado como sendo fanático e alarmista. Davi foi perseguido por Saul, e Elias por Acabe. Daniel passou algum tempo na cova dos leões, e Paulo foi perseguido em todos os seus empreendimentos pelas pessoas de fora e até de dentro da igreja.

Aqueles que são rejeitados por causa de Cristo têm uma herança sem paralelos. Precisamos estar sempre alerta 'quando todos' nos 'louvam'. "Ai de vós, quando todos vos louvarem ! Porque assim procedem seus pais com os falsos profetas." (Lucas cap.6 vers.26).

Não foi coisa tão boa no caso dos profetas de Deus. Nem foi bom para o mais importante dentre o povo de Deus – Jesus. Ele morreu na cruz por causa daquilo que ensinou e viveu.

"Todavia, fizeste bem, associando-vos na minha tribulação". (Filipenses cap.4 vers.14).

Muitas pessoas quando são levadas ao deserto acabam abandonando a fé. Elas deixam-na por causa dos problemas vigentes, justamente por não terem o selo de garantia, o selo do Espírito Santo.

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio ?. Correi de tal maneira que o alcanceis."

"Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem méta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo á escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." (1 Coríntios cap.9 vers.24 ao 27).

Pai, ajuda-nos hoje a nos revestirmos de coragem, considerando a história do Teu povo quando os problemas atravessarem nosso caminho. Ajuda-nos a viver nos Teus princípios, a despeito das dificuldades.

FIQUEM FIRMES, JESUS ESTÁ VOLTANDO...


QUE DEUS TE ABENÇÕE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário